24 de fevereiro de 2014
Em meio à torrente de informações que circula diariamente, é natural que a maior parte dos consumidores busque todo tipo de conhecimento sobre um produto ou empresa antes de fechar uma compra.
Sob esse prisma, o vídeo-commerce já se revelou uma eficiente opção para trazer bons resultados às lojas on-line, tanto na hora de atrair novos consumidores como para se relacionar com eles.
De acordo com Kadu Potinatti, diretor da Kadu Films, empresa especializada em web vídeo marketing, aponta que o vídeo-commerce não se limita apenas ao vídeo do produto, mas também de outras formas e tipos de vídeos que permitem um relacionamento mais estreito com o consumidor.
Ele destaca algumas possibilidades: “Estamos falando de um vídeo-institucional mostrando realmente como a empresa funciona, seu sistema de back-office, sua lojista e atendimento; vídeos-depoimentos, em que os consumidores reais podem dar um relato espontâneo da satisfação de comprar em sua loja, entre outros, que podem ajudar, e muito, a decisão de compra do e-consumidor”, ressalta.
Kadu assegura que os segmentos de vestuário e alimentação vêm obtendo resultados interessantes com o vídeo-commerce. “Os melhores resultados em vídeo-commerce estão nessas áreas, mas, nossos grandes cases ainda são de fora. Uma grande referência é a Zappos, que aumentou mais de 30% em suas vendas”, exemplifica Potinatti.
Entretanto, apesar do bom desempenho em outros países, o brasileiro ainda enxerga a produção de vídeos para suas lojas como uma tarefa árdua. E o preço é uma variável constantemente destacada como um grande empecilho para o empresário nacional.
O que boa parte dos executivos não imagina é que os custos para a produção de vídeos não são tão exorbitantes como eles estimam. Potinatti assegura que um pacote de vídeo-produto com, em torno de 30 itens sai, em média, de três a cinco mil reais, dependendo de sua complexidade.
Outro grande erro, observado pelo especialista, diz respeito ao momento de elaborar os roteiros e estratégias do vídeo. “Produzir um belo vídeo não é difícil. Agora, fazer com que ele converta e convença seu cliente sim.
Quem for fazer o roteiro do seu vídeo precisa conhecer muito seu produto”, recomenda. O diretor da Kadu Films conclui comentando que esse pensamento de que “tudo que funciona na TV funcionará também com vídeos online” pode ser enganoso. E ainda elenca duas dicas fundamentais para alcançar o sucesso com a produção de vídeos:
Conexão: desenvolva e crie conteúdo que tenha uma conexão com seu produto e sua marca. A história, os personagens dela… Seja qual for o conteúdo que você quer fazer, é importante que crie conexões humanas.
Comunidade: pense em seu público como uma comunidade, ao invés de números ou views que vão formar a sua audiência. Encontre uma maneira de se conectar com elas através do vídeo, proporcionando uma interação. Promova esse diálogo com seu cliente.